Família

A discussão jurídica que contém normas jurídicas que contemplam a organização, estruturação e proteção da família. Isso envolve as relações entre os seus membros, e por consequência disso, as obrigações e direitos decorrentes da convivência familiar, seja por vínculos de afeto ou sangue. Como exemplos disso, é possível citar a dissolução de relacionamentos, partilha de bens, união estável e guarda de filhos. 

Sucessões

Trata-se de um espaço do Direito Civil, em que as normas buscam regular a transferência e divisão patrimonial em decorrência do óbito, contemplada por lei ou testamento, através de inventários judiciais e extrajudiciais, bem assim como adiantamentos de herança. Ainda, este ramo engloba a preparação antecipada desta medida, através do planejamento sucessório, que busca a formalizar a previsão do destino dos patrimônios, antes que o falecimento ocorra.

Responsabilidade Civil

Objetivamente, a Responsabilidade Civil é a obrigação de reparar o dano originado por uma pessoa à outra.  Neste segmento do Direito, o objetivo é apontar quais condições determinam a responsabilidade pelo dano, e até que ponto a obrigação de reparar se estende. Assim, por meio da indenização, pode-se reparar o dano à integridade física, à honra ou aos bens de uma pessoa. Entre os exemplos, podemos citar a quebra de contratos, o dano moral e dano material.